sexta-feira, 29 de abril de 2011

Whirlpool está com inscrições abertas para programa de trainee

A Whirlpool Latin America, eleita a melhor empresa para se trabalhar em 2010, pelo Guia Você S.A./Exame, está com as inscrições abertas para seu programa de trainee. Os candidatos podem se inscrever pelo site www.whirlpool.com.br/trainee2012,  até 15 de junho
O programa de trainee dura dois anos e tem objetivo de atrair jovens talentos com alta performance e potencial, para atuarem como líderes da organização em curto período de tempo.
A Whirlpool é a maior fabricante de eletrodomésticos do mundo, com cerca de 71 mil colaboradores. No Brasil é responsável pelas marcas Brastemp, Consul e KitchenAid.
A empresa tem unidade em Joinville, no Norte de Santa Catarina. (DC)

Estrada Bonita: O nome perfeito para o berço do turismo rural




Berço do turismo rural em Joinville, a Estrada Bonita começa na BR-101 e termina nos pés da Serra do Mar, a cinco quilômetros adiante. O caminho é quase todo asfaltado, menos nos últimos 600 metros, justamente no local onde a vocação econômica do lugar começou a mudar com a abertura do Restaurante Tia Marta, em 1977.

No bojo do empreendimento aberto pelo casal Tercílio e Dolores Bilau, outras famílias aos poucos migraram para o segmento de turismo até transformar a Estrada Bonita em referência neste tipo de atividade. Hoje, o lugar se caracteriza pela presença de bons restaurantes, pousadas, indústrias caseiras de alimentos e lagos de criação de peixes vendidos pelo sistema pesque-pague, que proporciona bons momentos de lazer para quem gosta deste tipo de atividade.

De tão bem-sucedido, o projeto de turismo rural da Estrada Bonita é constantemente visitado por agricultores de outros municípios de Santa Catarina e de outros Estados, interessados em copiar o modelo joinvilense.

Paralelamente ao turismo rural, algumas famílias continuam com suas atividades agrícolas, como nos tempos antigos. A convivência harmoniosa entre a agricultura e o turismo, acrescida do cenário bucólico, faz da estrada um dos lugares mais encantadores do interior de Joinville.

Orgulhosos, os moradores dizem que a Estrada Bonita merece efetivamente o nome que ganhou dos imigrantes germânicos que se estabeleceram ali para ganhar a vida como agricultores.

Albino e Terezinha Marciniaki são os últimos moradores da Estrada Bonita, um pouquinho antes de se chegar a uma cerca de arame farpado, erguida por uma empresa joinvilense que é dona da serra onde estão situadas as cabeceiras do rio Pirabeiraba. O manancial, de águas cristalinas e habitado por cardumes de lambaris, emoldura o berço do turismo rural.

Aposentado e estabelecido no local há mais de 25 anos, Albino ergueu a casa ao lado do rio Pirabeiraba. Construída há 11 anos, ela está literalmente encaixada dentro da mata. O sol só bate no telhado e na parte frontal. Nas laterais e nos fundos, a luz solar não consegue penetrar a barreira verde formada por essências da mata atlântica. Muitas espécies são frutíferas e foram plantadas pelo próprio Albino. “Sempre que dou uma volta pelo mato, quando encontro sementes de árvores frutíferas, como cambucá, trago e semeio ao redor de casa”, assinala.

Albino usou uma técnica simples para que sua morada não fosse tomada pela umidade da mata. “É de madeira, com assoalho alto do chão, bem ventilada. Não é úmida, não, senhor”, garante, enquanto abre um largo sorriso.

Felizes da vida, Albino e Terezinha, que hoje continuam trabalhando na manutenção de chácaras de vizinhos, juram que não trocariam a casa nem pela melhor mansão do Centro da cidade. “Aqui é o paraíso do sossego, do ar puro e da passarinhada. Além disso, o barulhinho da correnteza do rio Pirabeiraba nos ajuda a dormir como pedras. É por estas coisas que não vamos nunca nos mudar daqui”, assinala o morador da casa sombreada pela mata atlântica. (ND)
 

Prefeitura será processada por calçada mal conservada


(foto: Iran Correa/ND)

Os buracos na calçada da esquina das ruas João Colin e 15 de Novembro, no Centro de Joinville, em frente à Loja Salfer, provocaram um rombo no joelho direito da cabeleireira Ronivete Sezerino, 38 anos. Ao caminhar pelo Centro por volta das 20h de segunda (18) com o filho Gabriel, 12, ela se desequilibrou e caiu de joelho num pequeno vão. O impacto do petit pavê (pedra utilizada no trecho da calçada) provocou um corte que precisou de cinco pontos.

Ronivete afirma que irá processar o município e a Loja Salfer pelo transtorno. No dia do incidente, ela foi levada para uma farmácia por um casal que passava pela rua Dr. João Colin. “Lá já me disseram que eu não poderia ser atendida porque precisaria de pontos e chamaram os bombeiros, que me levaram direto para o Hospital Regional”, relembra. 
 
Na quarta-feira (20), ela registrou boletim de ocorrência informando o fato e tentou fazer o exame de corpo delito. “Como precisava de um comprovante de que estive no hospital, não tive como voltar lá por causa do feriado, mas hoje (quarta) meu marido vai pegar esse documento que já solicitamos e na quinta vou poder fazer o exame”, explica.

Ela e o marido, Alvelino Krankel, 37, aposentado, já procuraram um advogado e pretendem entrar com duas ações judiciais. “Uma contra a Salfer e outra contra o município por deixar que a calçada fique naquelas condições. Imagina se fosse uma mulher grávida ou uma idosa que tivesse caído?”, argumenta Alvelino. Segundo Ronivete, no dia da queda, ela estava com uma sandália plataforma. “Se ainda fosse um salto alto, mas não, estava com um calçado bem seguro, cuidei com os buracos grandes e quando vi estava no chão”, completa. (Rosana Rosar/ND)
 

Joinville sedia campeonato de balonismo






Joinville será sede do 13º Campeonato Sul-Brasileiro de Balonismo, etapa Perini Business Park. O evento acontecerá entre os dias 6 e 8 de maio de 2011, com a presença de mais de 10 pilotos de balonismo de várias partes do Brasil e definirá, junto com a segunda etapa a ser realizada em Maringá (PR), o ranking sulbrasileiro de Balonismo de2011.
  

É a primeira vez que a maior cidade do Estado de Santa Catarina sedia um campeonato oficial dessa modalidade realizado pela Federação Catarinense de Balonismo.


Condomínio Perini é sede do balinismo sulbrasileiro

 

Hoje é último dia para entrega da declaração



Termina nesta sexta-feira, às 23h59min59s, o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2011, referente aos rendimentos recebidos em 2010. Até às 10h de quinta-feira, 18,8 milhões de declarações haviam sido entregues. A expectativa do órgão é que cerca de 24 milhões de contribuintes prestem contas neste ano.

Como acontece desde 1996, o prazo de entrega não será prorrogado pela Receita Federal. Para os contribuintes que perderem o prazo, haverá pagamento de multa mínima de R$ 165,74 ou, no máximo, de 20% do imposto devido.

Embora os computadores da Receita tenham capacidade para receber cerca de 4 milhões de declarações diárias, não está descartado um possível congestionamento na internet, especialmente no final da tarde e no início da noite do hoje.

No ano passado, 2,78 milhões de contribuintes entregaram a declaração do IR no último dia, também uma sexta-feira.

É obrigado a declarar quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 22.487,25 em 2010. 

Beatificação de João Paulo 2º será domingo


Neste domingo (1°/05), o Vaticano recebe a festa de beatificação de João Paulo 2º, papa morto aos 84 anos em 2005. Este foi o processo de beatificação mais rápido da história da Igreja Católica, diz Igor Gielow, enviado especial da Folha a Roma.

Segundo Gielow, a rapidez no processo não surpreendeu a população que estava na Praça de São Pedro, acompanhando o funeral. "Toda a multidão gritava 'Santo subito', ou seja, 'santo já' em italiano", conta. Na cerimônia no domingo, que deve reunir até 300 mil fiéis, serão espalhados telões na praça para que a multidão possa acompanhar a beatificação. (Folha)


 

Descarrilamento provoca tumulto em Joinville



Um trem com aproximadamente 80 vagões ficou parado na noite desta quinta-feira entre os bairros Anita Garibaldi e Nova Brasília, em Joinville, causando transtornos no trânsito. Segundo informações da América Latina Logística, um dos vagões saiu do trilho e continuou sendo arrastado pelo trem, destruindo parte das laterais da linha férrea entre as ruas Copacabana e Minas Gerais, próximo ao viaduto do bairro Nova Brasília.

A força do vagão impediu que o trem chegasse ao seu destino, sendo obrigado a parar. Técnicos da empresa de transporte ferroviário seguiram para o local, mas até as 222h a situação ainda não havia sido resolvida. Carros e ônibus tiveram que fazer retorno e pegarem caminhos alternativos, fora daquela área.

Em um dos pontos atingidos pelo vagão, uma tubulação de água foi rompida, provocando vazamento. Moradores também relataram que algumas árvores foram derrubadas.(ND)