quinta-feira, 15 de março de 2012

Secretário Australiano visita tecelãs na Casa Krüger





Fotos: Jornal Destaque/Sílvio José


As tecelãs participantes do grupo de tear “Mãos que Tecem” receberam a visita (14/3) do secretário da Embaixada da Austrália no Brasil, Timothy Morris, na Casa Krüger, em Pirabeiraba, para fazer o lançamento oficial do projeto, apoiado pela Embaixada.

Morris conheceu o espaço onde o artesanato é desenvolvido e acompanhou o trabalho das tecelãs. O projeto intitulado “Resgate do patrimônio cultural de natureza imaterial, relacionado à tecelagem Teuto Brasileira localizados em Joinville/SC”, foi contemplado em um edital e vai receber apoio financeiro no valor de R$ 14.300.

A verba vai ser investida em um estudo dos símbolos icônicos, que representam o município e a partir dessa pesquisa vai ser desenvolvida uma coleção de produtos feitos de tear. A iniciativa também vai possibilitar a visita das tecelãs a uma artesã de Campo Alegre para que elas conheçam todo o processo de confecção do artesanato, desde a fiação até a fabricação do produto final.


A parceria, que teve como proponente a ONG Comitê Fome Zero Joinville, vai complementar um trabalho que acontece na Casa Krüger há três anos. “A Embaixada busca apoiar iniciativas que contribuem com a comunidade, com o meio ambiente. Gostei muito do projeto, que representa uma forma de geração de renda para as famílias”, relatou o secretário Timothy Morris. 

O grupo de mulheres “Mãos que Tecem” se reúne semanalmente e produz artesanato a partir do tear. As peças de vestuário, casa e decoração são comercializadas em feiras, eventos e na Casa Krüger aos finais de semana. O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Joinville por meio da Secretaria de Assistência Social - Geração de Renda, Fundação Cultural e Fundação Turística.