segunda-feira, 14 de maio de 2012

Programa "Óleo e água não se misturam" completa um ano




Em dias de coleta seletiva, não coloque dentro dos sacos de lixo, deixe as embalagens separadas

O programa “Óleo e água não se misturam” da Companhia Águas de Joinville completou seu primeiro aniversário. Desde seu lançamento, 15.285 litros de óleo de cozinha usado foram coletados. O óleo, que deixou de acumular nas tubulações da rede, tornou-se matéria-prima para a confecção de sabões e biodiesel, por meio de uma parceria com a empresa Eco-biosul. "Cada litro de óleo gera R$0,20. Tudo foi revertido em cestas básicas, que foram entregues à Associação de Catadores e Recicladores do Município de Joinville" afirma Samanta Schaefer, agente socioambiental da Águas de Joinville.


O programa tem apenas um ano, mas conta com um prêmio nacional no currículo. Em julho de 2011, o projeto recebeu o prêmio “5 de Junho” do Instituto Negócios Públicos do Brasil, como melhor campanha para conscientização da população na categoria “elaboração de projetos”. Além disso, em dezembro do mesmo ano, ficou entre os 35 melhores projetos do Brasil no “Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local”, concorrendo com mais de 1800 projetos.



O óleo de cozinha usado não deve ser jogado em ralos, nem na terra. Ele deve ser acondicionado, já frio, em garrafas PET. As garrafas PET podem ser levadas até um dos 60 ecopontos distribuídos na cidade, ou ser recolhidas pela Ambiental em dias coleta seletiva. Não coloque dentro dos sacos de lixo; deixe-as ao lado, em pé.

ETA Cubatão conta com ajuda de Estação meteorológica


Gerar dados para o estudo dos fenômenos pluviométricos da cidade. Essa é a função da estação meteorológica localizada na Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão, em Pirabeiraba. As medições, feitas por operadores da ETA duas vezes ao dia, são enviadas regularmente para o banco de dados da Epagri/Ciram e Defesa Civil. Essas informações fazem parte de um estudo de disponibilidade hídrica, que tem por objetivo determinar a quantidade de água que pode ser retirada do manancial.

As informações também são utilizadas para análise da periodicidade de grandes precipitações. Pode-se também verificar a qualidade da água bruta, que modifica se a quantidade de chuvas for muito grande, além de unir os registros pluviométricos aos dados dos picos de maré, para uma rápida tomada de decisão em caso de enchentes.

A Companhia Águas de Joinville faz parte do recém-criado Núcleo de Hidrometria da Defesa Civil, cuja rede de monitoramento registra dados de 10 estações meteorológicas ao todo. Os parâmetros analisados são os de velocidade e direção dos ventos, radiação solar, temperatura, umidade relativa do ar e precipitação – dados importantes para o trabalho de preparação para catástrofes climáticas, como fortes tempestades e estiagens.

Em breve essas informações estarão disponíveis, para toda a comunidade, nos sites da Prefeitura de Joinville e da Secretaria de Proteção Civil do município. (secom)