domingo, 26 de junho de 2011

Tamiris de Liz embarca para disputar o Mundial

Imbatível no Equador: Tamiris volta com 3 medalhas de ouro. Aluna em frente a escola que estudou e a revelou. (foto: Sílvio José - Destaque)

 Na vida de Tamiris de Liz, tudo acontece muito rápido. A velocidade que a acompanha nas pistas de atletismo também acelera a rotina da garota que, com apenas 15 anos, vai embarcar nesta segunda-feira para a França, para a disputa do Campeonato Mundial de Atletismo da Juventude. 

Essa não será a primeira viagem internacional da joinvilense, revelação brasileira das provas de 100 e de 200 metros rasos. Em novembro de 2009, no Equador, ela abocanhou três medalhas de ouro no Campeonato Sul-americano de Menores. Desta vez, ainda mais longe de casa, o desafio será ainda maior.  


Competindo com atletas de todos os cantos do mundo, Tamiris se vê em uma etapa especial de sua carreira. “Quando comecei no atletismo, eu não tinha como imaginar que um dia chegaria a disputar um Campeonato Mundial”, afirma a atleta. 

Faz somente cinco anos que Tamiris percorreu os primeiros metros nas pistas de atletismo nos jogos municipais. Os treinamentos diários começaram apenas no ano passado. Daquela garota franzina, que chamava a atenção pela postura esguia, ela vai passando por uma transformação natural.  

A altura já chega a 1,73m e o corpo ganha músculos devido à carga de atividades. No Brasil, ela já é imbatível em sua categoria. Mas na França tem consciência de que não será a favorita. “Serão as jamaicanas e as americanas. Eu acredito que posso ficar entre as 16 melhores”  diz, sem criar expectativas.  

Mesmo sem ser a favorita, ela também sabe que tudo pode acontecer. Tamiris acredita que tem mais chances na prova de 200 metros e diz que vai se esforçar ao máximo para voltar para casa com a mochila mais pesada do que quando partiu: ela quer a medalha. (AN)