segunda-feira, 11 de julho de 2011

Apiville estuda desaparecimento das abelhas



A apicultura em Joinville é referência no estado. Ao todo 160 famílias sobrevivem desta produção
(fotos cedidas por Ingo Weinfurter)

A ideia partiu do técnico Ingo Weinfurter, que acompanha os trabalhos apícolas há 15 anos. "O ano passado foi muito intenso o sumiço das abelhas na região de Florianópolis, Içara e Morro da Fumaça. Teve apicultores que perderam toda sua colmeia. Em Joinville, os desaparecimentos já começaram", relata. 

Segundo Ingo, com a Estação de Controle será possível diagnosticar os reais problemas que incidem no sumiço destes insetos. "Vamos desassociar o que é sumiço do que é erro de manejo. Se elas estão sofrendo ataque de varroa (carrapato de abelha), ou ataque de formigas", conta o técnico. 

 Além dos possíveis predadores naturais será possível diagnosticar problemas de sumiço relacionados a ondas celulares e utilização de inseticidas nas lavouras. "A ideia é conseguir parcerias com órgãos estaduais, como a Cidasc, por exemplo, promovendo a troca de conhecimento e melhorando a qualidade do trabalho", diz Ingo.

Na estação, 16 colmeias serão acompanhadas diariamente. As rainhas reproduzidas serão doadas aos apicultores como contrapartida econômica e incentivo ao cultivo, já que as doações de caixas de cultivo partiram dos apicultores. "Haverá uma rotina de acompanhamento desde a pesagem da rainha até a substituição da mesma. A previsão é que até o final de julho, seis pontos de monitoramento sejam instalados no estado", conta.


A apicultura em Joinville é referência no estado. Ao todo 160 famílias sobrevivem desta produção, a grande maioria como principal atividade na geração de renda. Preservar esta cadeia de produção é investir no meio ambiente e na qualidade de vida do agricultor. O mel é um produto agroecológico e as abelhas são fundamentais para a polinização. Em Joinville, 60% do município é coberto por área de proteção ambiental, ou seja, áreas adequadas para a exploração apícola.

A Estação de Monitoramento será instalada na Fundação 25 de Julho. A ação é uma iniciativa da entidade com apoio da Associação dos Apicultores de Joinville (Apiville).