terça-feira, 19 de abril de 2011

Pirabeiraba aguarda investimentos para saúde e esgoto

 Principais ruas do Distrito vai receber tratamento de esgoto

No dia do aniversário de 152 anos do Distrito de Pirabeiraba, (15/04), foi anunciado investimentos em saneamento, saúde e reivindicações da comunidade. O prefeito em exercício, Ingo Butzke, conversou com o Conselho Local de Saúde, Conselho de desenvolvimento de Pirabeiraba (Codepi), Associação de Moradores de Pirabeiraba, Membros do Orçamento Participativo, Associação de Moradores da Estrada Mildau e demais lideranças.

Na reunião, foi anunciado investimentos na ordem de R$ 8,5 milhões para Pirabeiraba na construção da rede coletora de esgoto na área urbana e da Estação de Tratamento de Esgoto, que será moderna e compacta. Técnicos da Companhia Águas de Joinville informaram que serão implantados aproximadamente 27 km de rede e 10 estações elevatórias.

O projeto já está pronto e a previsão é de 120 dias para o início da obra. "Depois de mais de 150 anos, estamos dando um salto em tratamento de esgoto, o que é muito positivo, finalmente”, comentou Butzke. Para a área da saúde, as novidades também foram positivas. Até setembro, estará concluído o processo licitatório para a obra da Unidade Básica de Saúde do Rio da Prata e a construção deverá começar ainda este ano, com verba do PAC 2. Além disso, graças a recursos da Portaria 2198, por meio da qual o governo federal faz repasses diretos ao município, no início de maio estarão disponíveis R$ 175.742,00 para a compra de 341 itens destinados às unidades de saúde do Canela, Rio da Prata, Rio Bonito e Centro de Pirabeiraba.

Outra boa notícia foi para os moradores de uma lateral da Estrada Mildau. O prefeito em exercício comunicou a autorização de serviço expedida pela Seinfra, permitindo que a Celesc faça o deslocamento dos postes que estão sobre um morro. A mudança irá facilitar o acesso para manutenção e, principalmente permitir a implantação de iluminação pública no trecho de, aproximadamente 800 metros.

Os pedidos de tubos para ampliar redes de drenagens e construir acessos em locais prejudicados pelas recentes enxurradas vêm recebendo atenção da Seinfra, que está respondendo por prioridade, como é o caso da Vila Canela, que irá receber tubos de 1,5 metros de diâmetro para melhorar a rede de drenagem em pontos críticos. 


Baile de Páscoa - Sociedade Rio da Prata


Clique para ampliar