quarta-feira, 9 de maio de 2012

APA Dona Francisca empossa conselho



Os estudos da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra Dona Francisca, que integram o plano de manejo, estão em fase de conclusão. O diagnóstico socioeconômico, físico e ambiental da APA será apresentado pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) nesta quinta-feira (10/5), às 19 horas, na Sociedade Rio da Prata, em reunião aberta à comunidade. No mesmo encontro, serão empossados os membros do conselho gestor desta unidade de conservação.

Entre outros levantamentos apontados está a alta fragilidade dos solos, e, por isso, a necessidade de preservar a floresta. Os estudos constataram que 40% do volume hídrico da estação de tratamento do Cubatão provem da bacia do Rio Quiriri – entre Joinville e Garuva -, o que torna necessária uma atuação conjunta dos municípios na gestão da bacia.

Para a Fundema, algumas áreas localizadas no interior são estratégicas para a gestão e preservação da região: Salto Piraí; região do extremo Oeste da APA; conjunto Castelo dos Bugres, Morro da Tromba e Jurapê; Serra da Queimada; SC 301 - Estrada Dona Francisca; e Rio da Prata. Outros espaços importantes, mas que estão fora da APA, incluem a bacia do Rio do Júlio; bacia do Rio Quiriri – porção Garuva; e bacia do Rio Pirabeiraba - região da Estrada Bonita.

“Nessa primeira etapa de levantamentos foram descobertas três novas espécies de anfíbios, desconhecidas para a ciência”, conta a bióloga Dalzemira Souza. Uma delas, encontrada no Morro da Tromba, e outra, na Serra Queimada nos campos rupestres. No local há grandes mamíferos como o puma - ameaçado de extinção - e a anta, que só existe em três locais de Santa Catarina: Joinville, Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e em Itapoá.

Conselho gestor da APA

Tem a função de auxiliar o órgão ambiental municipal a gerir a APA, implantar o plano de manejo, fiscalizar e captar recursos. É composto por 32 entidades: 16 governamentais e 16 da sociedade civil.

Gastronomia e diversão na 11ª Festa do Pato






Marcada para este final de semana, a 11ª Festa do Pato promete não só a excelente gastronomia como também uma divertida corrida do pato.

A grande animação, que está programada para acontecer na Sociedade União Mildau, Estrada Mildau, em Pirabeiraba, começa com show de Serginho & Cia, na sexta, 11/05, às 19 horas, com a saborosa Schwartzauer (sopa preta).

No sábado, além do almoço a la carte, começa as primeiras baterias da corrida do pato, a partir das 15h, e às 20h, o jartar dançante, animada pela banda Harmonia Musical e a coroação da boneca Frida.

No domingo, às 11h, a grande final da corrida do pato e em seguida, almoço com Buffet a La carte e encerrando com tarde dançante. 

Comunidade cria Conselho Distrital



A forma encontrada por membros da comunidade civil de Pirabeiraba em criar uma organização para levantar questões e apontar soluções para possíveis problemas que venham a acontecer no Distrito, agora tem nome e será referência para a população.

O CODIPI – Conselho Distrital de Pirabeiraba irá abordar assuntos ao bem-comum da população, como propiciar o progresso mas não esquecendo o desenvolvimento sustentável.

Na noite de ontem, 08/05, em mais uma assembleia para definir os rumos do Conselho, um grupo reuniu-se na Sociedade Guarani, em Pirabeiraba, para, em conjunto, debater em quais questões o grupo vai atuar. Estão entre eles, a educação, saúde, melhorias nas vias urbanas e de acesso ao Distrito, dentre outras.

A atual presidência está sendo ocupada temporariamente por Silvia Minatti que atuará no cargo até julho, quando será realizada a eleição da primeira diretoria que permanecerá no cargo por dois anos, até abril de 2014, e deverá ter representantes de todos os segmentos da comunidade.

A próxima reunião acontece na terça-feira, 15/05, nas dependências da Sociedade Guarani, às 19h30min, sendo aberto a comunidade, para definir as ações de trabalho do Conselho. 

Tremores em Pirabeiraba

Quiriri (foto) e Vila D. Francisca onde aconteceu os abalos sísmicos. Foto: Silvio José

Uma espécie de falha na estrutura geológica, causada por um movimento muito antigo das placas tectônicas. Segundo o geólogo da Defesa Civil Fernando Tavares, essa falha, chamada de lineamento tectônico, pode ter causado a acomodação das rochas e, consequentemente, os 12 tremores registrados durante o final de semana no distrito de Pirabeiraba, em Joinville. 


'Esse lineamento é um conjunto de falhas geológicas que às vezes se movimentam e geram esses tremores', explica.

O geólogo ressalta que os moradores não precisam ficar preocupados. 

'É uma estrutura que não é ativa. Ela sofreu uma pequena acomodação e não deve mais se movimentar, pois está estável novamente', diz. 

Segundo Tavares, o lineamento está localizado em uma área de sete quilômetros, entre o Quiriri e a parte mais alta da Serra Dona Francisca. Resta ainda saber onde foi o epicentro do fenômemo. Ou seja, exatamente em qual área as rochas se moveram a ponto de causar um impacto na terra que pudesse ser sentido à distância. 

Para isso, uma equipe de geólogos da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), de Curitiba, deve vistoriar o local onde ocorreram os tremores na manhã desta quarta-feira.  (AN)