quarta-feira, 9 de maio de 2012

APA Dona Francisca empossa conselho



Os estudos da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra Dona Francisca, que integram o plano de manejo, estão em fase de conclusão. O diagnóstico socioeconômico, físico e ambiental da APA será apresentado pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) nesta quinta-feira (10/5), às 19 horas, na Sociedade Rio da Prata, em reunião aberta à comunidade. No mesmo encontro, serão empossados os membros do conselho gestor desta unidade de conservação.

Entre outros levantamentos apontados está a alta fragilidade dos solos, e, por isso, a necessidade de preservar a floresta. Os estudos constataram que 40% do volume hídrico da estação de tratamento do Cubatão provem da bacia do Rio Quiriri – entre Joinville e Garuva -, o que torna necessária uma atuação conjunta dos municípios na gestão da bacia.

Para a Fundema, algumas áreas localizadas no interior são estratégicas para a gestão e preservação da região: Salto Piraí; região do extremo Oeste da APA; conjunto Castelo dos Bugres, Morro da Tromba e Jurapê; Serra da Queimada; SC 301 - Estrada Dona Francisca; e Rio da Prata. Outros espaços importantes, mas que estão fora da APA, incluem a bacia do Rio do Júlio; bacia do Rio Quiriri – porção Garuva; e bacia do Rio Pirabeiraba - região da Estrada Bonita.

“Nessa primeira etapa de levantamentos foram descobertas três novas espécies de anfíbios, desconhecidas para a ciência”, conta a bióloga Dalzemira Souza. Uma delas, encontrada no Morro da Tromba, e outra, na Serra Queimada nos campos rupestres. No local há grandes mamíferos como o puma - ameaçado de extinção - e a anta, que só existe em três locais de Santa Catarina: Joinville, Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e em Itapoá.

Conselho gestor da APA

Tem a função de auxiliar o órgão ambiental municipal a gerir a APA, implantar o plano de manejo, fiscalizar e captar recursos. É composto por 32 entidades: 16 governamentais e 16 da sociedade civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie sua sugestão para que possamos divulgar para nossos leitores.