terça-feira, 7 de abril de 2009

Comemoração especial para 150 anos de Pirabeiraba

Os festejos dos 150 anos do Distrito de Pirabeiraba já vem movimentando toda comunidade.
Vários segmentos se mobilizam para preparar o desfile alusivo que ocorrerá no dia 19 de abril, sendo que a abertura acontecerá na praça central do distrito, já na sexta, 17, às 19 horas, com as presenças do prefeito de Joinville, Carlito Merss, banda do 62º B.I., grupo de dança Windmuhle, e as bandas Os Depira e Projeto 70.
Após a ceremônia de abertura, haverá queima de fogos, exposição de fotos na Sociedade Guarani e jantar festivo.

Histórico de Pirabeiraba

Em março de 1859, chegou na Colônia Dona Francisca, o conselheiro Luiz Pedreira de Couto Ferraz para inspecionar as obras da Estrada da Serra, mais tarde denominada Estrada Dona Francisca.
Em 15 de abril, Léonce Aubé, na qualidade de diretor da Colônia, doou ao conselheiro um lote de 500 braças quadradas, aproximadamente 1.526m² que, em sua homenagem, recebeu então, o nome de Pedreira.
A partir da Segunda Guerra Mundial, a localidade de Pedreira, passou a denominar-se Pirabeiraba, pois em São Paulo, havia uma vila de mesmo nome.
A região, que é banhada por um rio, inspirou o nome Pirabeiraba, e quer dizer na linguagem tupi-guarani ‘peixe brilhante’.

Segundo a historiadora Elly Herkenhoff, a região foi rapidamente ocupada, tanto em função da construção da grande estrada, como pela instalação à beira da mesma, da serraria que pertencia ao Príncipe de Joinville.
Conta a historiadora que em 1864, foi fundada por iniciativa dos próprios colonos, a Schulgemeinde Pedreira - Comunidade Escolar Pedreira, com 27 alunos, que pagavam para a remuneração do professor e para um fundo destinado à construção de um prédio escolar.
O primeiro professor foi o Sr. Gustavo Ohde e as aulas eram ministradas em português, havendo, também, uma hora de aula em idioma alemão, pois a maioria da população era da Comunidade Evangélica de Pedreira.

Dados estatísticos do Distrito atual

O Distrito de Pirabeiraba tem uma área total de 411km², equivalente a 38% do município, com uma população estimada em 25 mil habitantes e 13.578 eleitores.

Atividade Econômica:
Indústrias: 150
Comércios: 359
Prestadores de serviço: 384
Profissionais autônomos: 267
Profissionais liberais: 15
EducaçãoEscolas Municipais : 24 (incluindo Jardim Infância)
Escolas estaduais: 03
Escolas Profissionalizantes: 01 (Fundamas)
Nape: 01
SaúdeHospital: 01
Postos de Saúde: 04

Entidades
CODEPI – Conselho de Desenvolvimento de Pirabeiraba
Associações de moradores: 14

Sociedades esportivas e culturais

Sociedade Esportiva e Recreativa Dona Francisca
· Festa do Tiro Rei - abril
· Festa da Colheita - setembro

Sociedade Esportiva e Recreativa Rio da Prata
· Festa do Bandoneon – maio
· Festa do Tiro Rei – junho
· Festa do Colono – julho

Sociedade Esportiva e Recreativa União Mildau
· Festa do Pato – maio
· Festa do Cará – agosto
· Festa do Tiro Rei – outubro

Sociedade Cultural Guarani
· Festa do Porco – setembro

Sociedade Ginástica Rio Bonito
· Festa do Peixe de água doce – outubro

CTG Chaparral
· Rodeio Crioulo Nacional – abril

Por estar inserido no Distrito, a APA – Área de Preservação Ambiental, e colaborando com 70% da captação de água de Joinville, Pirabeiraba oferece uma gastronomia peculiar e belos recantos para o turismo rural.

Sucesso! É o que podemos definir o 1º Festival de Pesca


Com a presença o prefeito Carlito Merss(2º E) e do gerente do programa estadual da pesca e aqüicultura, Pe. Círio Vandresen, entregando a chave do caminhão para utilização no programa da pesca ao presidente da FMDR 25 de Julho, Rivelino Simas (1º D), o 1º Festival de Pesca realizado no dia 05/04, nas dependências da Fundação foi um sucesso.

Iniciando com a apresentação do coral italiano ‘Genitori D’stiani’, de Vila Nova, o festival atraiu um público de aproximadamente 1200 pessoas, onde puderam percorrer todas as instalações da instituição, participar da gincana, e saborear os deliciosos pratos a base de peixe.

Carlito Merss em seu discurso, parabenizou a equipe da Fundação pela realização do evento, e levantou a hipótese de realizar outros dessa mesma modalidade, fazendo com que a comunidade joinvilense possa ter um domingo diferente. “A fundação é um patrimônio público mas pertencente a comunidade, por isso, mais que justo em abrir às famílias para um gostoso domingo de lazer”, enaltece o prefeito.

Segundo o presidente da Fundação, Rivelino Simas, ‘o evento serviu para fomentar o setor da aqüicultura em nosso município através da divulgação da pesca esportiva’.

O festival contou, ainda, com exposições de diversos segmentos voltados para as atividades da agricultura, pesca, feiras agroindustriais, artesanatos e produtos coloniais.