terça-feira, 23 de agosto de 2011

Quiriri recebe nova ponte pêncil neste sábado, 27/08





A Prefeitura de Joinville finalizou neste mês de agosto a reforma completa da ponte pênsil na localidade do Quiriri,em Pirabeiraba. Localizada próxima à Escola Municipal Honório Saldo, na Estrada Quiriri, a ponte é importante para a comunidade por ser o único acesso entre as localidades do Quiriri de baixo com Quiriri do Alto. Sem esta ponte, centenas de moradores tinham de caminhar até 7 km para chegar ao outro lado do rio.


A ponte pênsil do Quiriri foi totalmente reconstruída, após ter sido arrastada pelas fortes enxurradas que atingiram a região em março deste ano. Pouco mais quatro meses para ficar pronta, a nova ponte ficou maior (53 metros de extensão e 1 metro de largura) e mais alta (3 metros acima do rio), além de ter os apoios das cabeceiras construídos em concreto e o todo o piso em madeira de lei (itaúba) com durabilidade muito maior do que a anterior. A ponte também ficou mais segura. A anterior tinha quatro cabos de aço e a atual foi reconstruída com seis cabos de aço e todas as telas laterais em aço galvanizado.

Na manhã deste sábado, 27, a ponte será entregue à comunidade. O evento está agendado para às 10 horas com participação de lideranças da comunidade.

Última semana de campanha contra a poliomielite



A segunda e última fase da campanha nacional contra a poliomielite encerra nesta sexta-feira (26/8). Em Joinville, 29.520 crianças menores de cinco anos (83%) já foram imunizadas contra a doença, porém faltam ainda 5 mil crianças para tomar a dose. A vacina pode ser tomada em qualquer unidade saúde ou na Sala de Vacinação Central, na rua Itajaí. Maria Goreti de Lara, do setor de Imunização, pede para que os pais ou responsáveis levem as crianças para receber a dose o mais breve possível.

Campanha contra o sarampo


Entre as 41.359 crianças com idade entre um a a seis anos, 30.505, ou seja 72,8%, receberam a Vacina Tríplice Viral (VTV) no município. A VTV protege contra o sarampo, caxumba e rubéola e deve ser tomada por todas as crianças da faixa etária indicada (mesmo que já tenham tomado a vacina neste ano). A campanha nacional contra o sarampo segue até 16 de setembro.

Pirabeiraba bem representada por atleta olímpica

Tamiris na época que estudava na Escola Agrícola, em Pirabeiraba, já confirmava seu favoritismo na pista


Uma das maiores promessas do atletismo brasileiro confirma nos 24º Joguinhos Abertos de Santa Catarina, que ocorrem em Caçador até o próximo sábado (27), todo o talento que vem revelando nas pistas do país e do exterior. A joinvilense Tamiris de Liz, atleta da Felej, conquistou nesta segunda-feira (22) de manhã a medalha de ouro nos 100 metros rasos. 


Nesta terça-feira (23), ela disputa os 200 metros rasos, na qual já obteve o melhor tempo nas eliminatórias. Os Joguinhos Abertos são uma promoção da Fesporte com apoio das secretarias de Desenvolvimento Regional e da prefeitura de Caçador. 


"Ela já não é mais uma promessa, é uma realidade", define a maior medalhista dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) e hoje técnica de atletismo de Joinville, Margit Weise, sobre a atleta. 


O desempenho de Tamiris projeta que ela poderá repetir suas conquistas nas competições da Fesporte, quando, no ano passado, então com 14 anos, conquistou as medalhas de ouro nos 100, 200 e revezamento 4x100 dos Joguinhos Abertos, Olimpíada Estudantil de Santa Catarina (Olesc) e Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). 


Tamiris começou a competir com 11 anos e foi estreou na etapa municipal de Joinville dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), no qual, representando a Escola Agrícola Municipal Carlos Heinz Funke, ficou em segundo lugar nos 100 metros. Nesta prova, o olhar técnico e experiente de Margit a fez convidar Tamiris a participar dos treinamentos da escolinha de atletismo da Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville (Felej). 


Foi o suficiente para as primeiras conquistas aparecerem.Em 2009, Tamiris foi ouro nos Jesc, na Olimpíada Escolar Brasileira e nos Jogos Escolares Sul-Americanos. 


Em 2010, a joinvilense conquistou a "tríplice coroa" com os títulos nos Joguinhos, Olesc e Jasc. Este ano já conquistou o Brasileiro de Menores em São Paulo; e, com a marca de 11seg73 nos 100 metros, prova clássica do atletismo e uma das mais concorridas, ficou na 6ª colocação no Mundial da Juventude, em Lille, na França, onde foi a mais jovem finalista da competição. 


Serena e focada na carreira de velocista, Tamiris divide seu tempo entre os estudos no 2ª ano do ensino médio, no período da manhã, e os treinamentos físicos e técnicos realizados à tarde. Para equilibrar todo este esforço, ela concentra forças em sua casa, na Estrada da Ilha, no distrito de Pirabeiraba, a cinco quilômetros da pista da Univille. 


Ela também conta com o apoio de seus pais, especialmente da mãe, Luiza Rosa, que, por muitas vezes, a levou para os treinamentos na garupa de sua bicicleta.Segundo Margit, ela tem um biotipo longilíneo (1m73cm) e muita explosão muscular, características que a credenciam para chegar ao status de atleta olímpica e revelação para as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. 


"Aliado a estas qualidades, ela é muito dedicada e comprometida. Não falta e cumpre os treinamentos com eficiência e é focada, ela sabe o que quer", elogia a técnica.