sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Neste sábado acontece o Dia Mundial sem carros




Pelo 12º ano consecutivo, Joinville participará do Dia Mundial Sem Carro neste sábado, 22/9, quando várias ruas na região central estarão fechadas para o trânsito de automóveis desde as 6 horas da manhã até as 20 horas.

Em todo o período, a prioridade será para ônibus e bicicletas. As ruas que serão fechadas são:  Nove de Março (entre as ruas João Colin e Rio Branco), São Francisco, São Joaquim, Comandante Eugênio Lepper, Engenheiro Niemeyer (entre ruas São Francisco e do Príncipe), rua do Príncipe (entre as ruas 15 de Novembro e Jacov Richlin), rua Rio Branco (entre ruas Três de Maio e Jerônimo Coelho), rua Jerônimo Coelho (entre as ruas Rio Branco e do Príncipe) e travessa Norberto Bachmann.

A proposta do Dia Mundial Sem Carro é incentivar as pessoas a, pelo menos um dia da semana, ir ao trabalho, à escola, às compras a pé, de bicicleta ou de transporte coletivo.

O Dia Mundial Sem Carro foi celebrado pela primeira vez na França, em 22 de setembro de 1997. No Brasil, a ação começou em 2001, com a participação de 11 cidades: Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT); Goiânia (GO); Belo Horizonte (MG); São Luís (MA) e Joinville (SC).

Durante todo o dia do evento haverá, na região central, atrações educativas e culturais como música, dança, educação ambiental e para o trânsito. No balanço do ano passado, o Dia Mundial Sem Carro reuniu em Joinville cerca de mil ciclistas no Pedalaço.