terça-feira, 3 de maio de 2011

Estrada Mildau: características se misturam entre vida urbana e rural



Asfalto da Estrada Mildau foi inaugurada em março de 2007 (fotos: jornal Destaque)




A estrada sem saída mais bem estruturada de Joinville é a Mildau, lateral da SC-301, no distrito de Pirabeiraba. Com três quilômetros de extensão, ela é toda asfaltada até os pés do Morro da Tromba, onde acaba no pátio da Serraria Mildau Ltda., instalada no local há 90 anos. Os últimos moradores da Estrada Mildau são Silvino e Irmgard Kuehl, donos da quase centenária serraria em sociedade com cunhada Adele, viúva de Oscar Kuehl.

Silvino, ou Búti, como é conhecido por toda a comunidade, conta do alto dos seus 77 anos de vida que parou de trabalhar recentemente por causa de problemas no coração. Desde então, a serraria é administrada por Oscar Roberto Kuehl, sobrinho do veterano madeireiro.

Mesmo afastado do trabalho, Búti passa a maior parte do tempo na empresa e está feliz com o desempenho dos novos administradores. “Eles estão tocando o negócio direitinho, sinal que a continuidade da empresa familiar está garantido”, assinala, todo sorridente.

Com o bom humor que lhe é característico, Búti enfatiza que para ele e sua família, a Estrada Mildau é o melhor lugar do mundo para morar. “Aqui, temos à nossa disposição sossego, ar puro e bandos de pássaros silvestres. São valores que não têm preço”, ressalta.

No passado, a estrada era habitada só por agricultores e pela família de madeireiros. Atualmente, é uma mescla de propriedades rurais com as moradias de pessoas que trabalham na cidade, mas ainda gostam do campo para viver.

Estas moradias surgiram nas propriedades que foram divididas pelos moradores antigos para permitir que seus filhos construíssem suas casas, e são elas que fazem com que a Mildau seja hoje uma comunidade parcialmente urbanizada onde ainda respira-se o ambiente típico das comunidades rurais.

O lugar tornou-se mais conhecido a partir de 1970, quando foi aberta a Sociedade União Mildau, famosa pelas suas festas típicas e um aguerrido time de futebol. Entre as festas da Sociedade Mildau, a mais tradicional é a do Cará. O evento foi criado para incentivar e valorizar o plantio do referido tubérculo, que em muitas propriedades figura entre as mais importantes fontes de renda.

Outra promoção concorrida é a Festa do Pato. Além de servir a ave no almoço e no jantar, a festa tem como um dos momentos mais divertidos a Corrida do Pato, uma brincadeira que costuma arrancar risadas e aplausos da plateia.

Orgulhoso do ambiente bucólico desfrutado pelos moradores do lugar, o popular Búti gosta de destacar alguns detalhes do cotidiano. “Aqui é comum encontrar saracuras na beira da estrada e bandos de tucanos e aracuãs fazendo algazarra na copa das árvores ao redor das casas. É por isso que insisto em dizer que aqui é o melhor lugar do mundo para viver”,  assinala.(ND)

Odir Nunes e Darci de Matos vão para o PSD


Darci de Matos, Paulo Bornhausen e Odir Nunes

O DEM de Joinville está dividido quanto a uma saída em massa para o PSD (Partido Social Democrático). O deputado estadual Darci de Matos revelou que no dia 14 de maio, durante evento de filiações do PSD em Florianópolis, vai assinar a ficha, seguindo a decisão do governador Raimundo Colombo. 

O presidente da Câmara de Vereadores, Odir Nunes, também confirmou que deixará o DEM. Odir defende a união dos democratas na busca da integração numa nova sigla. “Não digo que o DEM irá acabar, mas é preciso buscar algo novo. Da minha parte, sigo com Darci e com o governador”, garantiu.

O deputado Darci de Matos tentará convencer os outros dois vereadores do DEM joinvilense a seguir o mesmo caminho, mas terá muito trabalho pela frente. Alodir Cristo e Patrício Destro resistem a deixar o partido, diante da falta de informações sobre as reais propostas do novo partido e, principalmente, da postura política perante o governo federal do PT. (ND)

Prefeitura inova com grelhas de plástico para bocas-de-lobo

Grelha plástica pode suportar até 25t


Joinville pode ser a primeira cidade brasileira a substituir grelhas de concreto por grelhas de plástico reciclável para serem usadas em bocas de lobo. Um acordo firmado entre a Prefeiturade Joinville e a Cooperativa de Trabalhadores na Indústria de Polímeros de Joinville (UNIPOL) possibilitou esta inovação e começa a ser colocado em prática ainda neste mês. 

Os primeiros testes com a grelha começaram a ser realizados no segundo semestre de 2010, quando cinco amostras foram implantadas em ruas movimentadas da cidade.

A durabilidade e resistência do produto chamaram a atenção da Prefeitura, que se interessou pela utilização, como uma excelente opção para substituir as tradicionais grelhas de concreto, que quebram com freqüência e também pelas grelhas de ferro, que sempre são furtadas.

A secretária regional do Centro, Rochele Grendene, que foi uma das idealizadoras desta inovação, explica que "só pela facilidade de instalação, baixo peso e alta resistência já se  justifica sua utilização em ruas e avenidas". Ela comenta que a nova grelha suporta até 25 toneladas de peso e é produzida com material 100% reciclado.

A Prefeitura de Joinville já encomendou 300 novas peças, que serão implantadas em diversos bairros da cidade. Segundo a secretária regional, as novas peças serão colocadas em locais onde há trocas constantes de grelhas de concreto.

10ª Festa do Pato é neste final de semana



O fim de semana será animado e saboroso na Sociedade Esportiva e Recreativa União Mildau, em Pirabeiraba. De sexta a domingo (6 a 8/5), acontece a 10ª  edição da Festa do Pato.

Na sexta-feira (6), o evento inicia às 19 horas, com jantar dançante. No cardápio, a tradicional Schwartzauer, sopa preta. No sábado (7), as atividades iniciam às 10 horas, com parque de diversão e almoço típico. O destaque do sábado será às 15 horas com a famosa Corrida do Pato. À noite, o evento oferece jantar dançante com animação da banda Estação do Paraná e a coroação da Boneca Frida.

A grande final da Corrida do Pato acontecerá no domingo (8/5), às 11 horas, seguida da premiação dos campeões. O almoço será servido a partir das 11h30 e a partir das 15h30 a tarde dançante será acompanhada de um café com cuca. A festa se estende até as 20 horas.


10ª Festa do Pato - Sociedade Mildau/Pirabeiraba

Apoio cultural: 
 Jornal Destaque Pirabeiraba