quinta-feira, 14 de abril de 2011

Pirabeiraba comemora 152 anos de fundação

(clique para ampliar programação)
Stammtisch 2010 - fotos Silvio José






Histórico de Pirabeiraba

Em março de 1859, chegou na Colônia Dona Francisca, o conselheiro Luiz Pedreira de Couto Ferraz para inspecionar as obras da Estrada da Serra, mais tarde denominada Estrada Dona Francisca.
Em 15 de abril, Léonce Aubé, na qualidade de diretor da Colônia, doou ao conselheiro um lote de 500 braças quadradas, aproximadamente 1.526m² que, em sua homenagem, recebeu então, o nome de Pedreira.
A partir da Segunda Guerra Mundial, a localidade de Pedreira, passou a denominar-se Pirabeiraba, pois em São Paulo, havia uma vila de mesmo nome.

A região, que é banhada por um rio, inspirou o nome Pirabeiraba, e quer dizer na linguagem tupi-guarani ‘peixe brilhante’.

Segundo a historiadora Elly Herkenhoff, a região foi rapidamente ocupada, tanto em função da construção da grande estrada, como pela instalação à beira da mesma, da serraria que pertencia ao Príncipe de Joinville.

Conta a historiadora que em 1864, foi fundada por iniciativa dos próprios colonos, a Schulgemeinde Pedreira - Comunidade Escolar Pedreira, com 27 alunos, que pagavam para a remunerar o professor e para um fundo destinado à construção de um prédio escolar.

O primeiro professor foi o Sr. Gustavo Ohde e as aulas eram ministradas em português, havendo, também, uma hora de aula em idioma alemão, pois a maioria da população era da Comunidade Evangélica de Pedreira.


Dados estatísticos atuais do Distrito

O Distrito de Pirabeiraba tem uma área total de 411km², equivalente a 38% do município de Joinville, e uma população estimada em 25 mil habitantes e 13.578 eleitores. (TRE 2009)

Atividade Econômica:

Indústrias: 150
Comércios: 359
Prestadores de serviço: 384
Profissionais autônomos: 267
Profissionais liberais: 15
Escolas Municipais : 24 (incluindo Jardim Infância)
Escolas estaduais: 03
Escola Profissionalizante: 01 (Fundamas)
Naipe: 01
Hospital: 01
Postos de Saúde: 04

Entidades:
CODEPI – Conselho de Desenvolvimento de Pirabeiraba
Associações de moradores: 14

Sociedades esportivas e culturais

Sociedade Esportiva e Recreativa Dona Francisca
· Festa do Tiro Rei - março
· Festa da Colheita - setembro

Sociedade Esportiva e Recreativa Rio da Prata
· Festa do Bandoneon – maio
· Festa do Tiro Rei – junho
· Festa do Colono – julho

Sociedade Esportiva e Recreativa União Mildau
· Festa do Pato – maio
· Festa do Cará – agosto
· Festa do Tiro Rei – outubro

Sociedade Cultural Guarani
· Festa do Porco – novembro

CTG Chaparral
· Rodeio Crioulo Nacional – abril

Por estar inserido no Distrito, a APA – Área de Preservação Ambiental, e colaborando com 70% da captação de água de Joinville, Pirabeiraba oferece uma gastronomia peculiar e belos recantos para o turismo rural.

Casa Krueger, localizada do Distrito é um dos marcos da colonização. Atualmente utilizada para prestar informações turísticas de Joinville