quarta-feira, 30 de maio de 2012

Conferência Municipal debate Convenção da ONU






A discussão de melhorias e alternativas na implementação da garantia dos direitos é o principal tema que rege a III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que começou na noite de terça-feira, 29/5, e segue durante esta quarta-feira (30), na Mitra Diocesana, em Joinville. O evento reúne mais de 200 participantes, entre representantes de entidades e da comunidade.

A abertura da Conferência foi com a apresentação de dança inclusiva do “Grupo Segue”. Logo depois, o palestrante Janilton Lima, integrante do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade), iniciou a discussão sobre a Convenção da ONU, assinada em 2009. Este documento reafirma que todas as pessoas, independentemente do tipo de deficiência, devem usufruir dos direitos humanos e também identifica áreas onde adaptações precisam ser feitas para permitir às pessoas com deficiência o exercício efetivo de seus direitos.

A partir das oficinas, serão elaboradas propostas que vão traçar um panorama municipal sobre a inclusão e vão destacar aspectos que ainda precisam ser melhorados. “A política dos direitos da pessoa com deficiência só funciona quando o usuário participa, por isso o evento é relevante. São questões que precisam mobilizar toda a sociedade”, relata Janilton Lima, conselheiro do Conade.

A Conferência é organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Comde.

Nesta quinta, programa comemora o Dia Mundial Sem Tabaco





O cigarro é um dos maiores vilões da saúde na atualidade. Em todo o mundo, o tabagismo mata cerca de 10 mil pessoas por dia, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Preocupada em conscientizar a população sobre o problema, a Secretaria da Saúde de Joinville mantém, desde 2005, o Programa Municipal de Controle do Tabagismo (PMCT). E nesta quinta-feira, 31 de maio, é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco.

Para iniciar o tratamento, o fumante passa por uma avaliação médica e é inserido em grupos de tratamento que utilizam a abordagem cognitivo-comportamental no processo de cura. Esse método tem como objetivo ajudar o paciente a entender a sua dependência do cigarro e a compreender as dificuldades no processo de parada, como a síndrome de abstinência e as possibilidades de recaída.

O primeiro passo para quem quer participar dos grupos é procurar a unidade básica de saúde mais próxima e se inscrever. Hoje unidades 31 oferecem o tratamento contra o tabagismo. O tratamento é realizado em 10 encontros e dura seis meses. No primeiro mês, os encontros são semanais, no segundo, são quinzenais, e depois acontecem uma vez ao mês.

As 31 unidades que fornecem o tratamento ao tabagismo. São elas:

PAM Bucarein (sede)
UBSF Nova Brasília
UBSF Jativoca
UBSF Lagoinha
UBS Sede Comasa
UBSF Dom Gregório
UBS Sede Costa e Silva
UBS Bom Retiro
UBS Willy Schossland
UBSF Jardim ParaísoII
UBSF Jardim Sofia
UBS Sede Fátima
UBS Itaum
UBS Petrópolis
UBS Adhemar Garcia
UBS Sede Floresta
UBSF Bohemerwaldt I e II
UBSF Itinga Continental
UBSF KM04
UBS Sede Jarivatuba
UBSF Parque Guarani
UBSF Estevão de Matos
UBS Sede Pirabeiraba
UBSF Rio Bonito
UBSF Rio da Prata
UBSF Canela
UBSF Parque Joinville
UBSF Cubatão
UBS Sede Vila Nova
UBS Glória