quarta-feira, 30 de maio de 2012

Conferência Municipal debate Convenção da ONU






A discussão de melhorias e alternativas na implementação da garantia dos direitos é o principal tema que rege a III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que começou na noite de terça-feira, 29/5, e segue durante esta quarta-feira (30), na Mitra Diocesana, em Joinville. O evento reúne mais de 200 participantes, entre representantes de entidades e da comunidade.

A abertura da Conferência foi com a apresentação de dança inclusiva do “Grupo Segue”. Logo depois, o palestrante Janilton Lima, integrante do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade), iniciou a discussão sobre a Convenção da ONU, assinada em 2009. Este documento reafirma que todas as pessoas, independentemente do tipo de deficiência, devem usufruir dos direitos humanos e também identifica áreas onde adaptações precisam ser feitas para permitir às pessoas com deficiência o exercício efetivo de seus direitos.

A partir das oficinas, serão elaboradas propostas que vão traçar um panorama municipal sobre a inclusão e vão destacar aspectos que ainda precisam ser melhorados. “A política dos direitos da pessoa com deficiência só funciona quando o usuário participa, por isso o evento é relevante. São questões que precisam mobilizar toda a sociedade”, relata Janilton Lima, conselheiro do Conade.

A Conferência é organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Comde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie sua sugestão para que possamos divulgar para nossos leitores.