quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Ação de cambistas junto aos terminais de ônibus é ilegal




A venda de cartões do transporte coletivo urbano em torno dos terminais de ônibus de Joinville é ilegal e proibida. Mesmo assim, cambistas continuam agindo, contrariando lei municipal. Todas as semanas, o setor de transportes da Seinfra recebe reclamações por parte da população com relação a esta atividade. “As pessoas só devem comprar passes de ônibus nos guichês das empresas de ônibus ou direto na Passebus. Comprar na rua é um risco que todo cidadão corre de ser lesado”, afirma o gerente da Unidade de Transportes e Vias Públicas da Seinfra, Marcos Miranda.

O setor de fiscalização, em conjunto com o setor de transporte da Seinfra, continua agindo para coibir este tipo de ação, mas os cambistas sempre retornam. Nos próximos dias, os fiscais de postura, transporte e da Secretaria da Fazenda devem intensificar a fiscalização junto aos terminais com a finalidade de extinguir esta prática. “É preciso que a população colabore e não compre mais deles, pois o comércio só existe porque ainda tem muita gente que alimenta esta prática”, disse o gerente.

Segundo explicou Miranda, estes cambistas compram os passes de funcionários das empresas com até 30% de desconto e os revendem pelo mesmo preço. Em geral, os cartões de ônibus são recebidos pelos funcionários dentro das empresas, que alegam usar o serviço, mas na verdade não o fazem, vendendo os cartões para obterem mais uma renda extra. No final, estes cartões acabam na mão de cambistas. “O perigo é que muitos desses cartões são vendidos com menos créditos que o real. Daí, o prejuízo é certo. Pois isso desaconselhamos esta compra”, diz o gerente Marcos Miranda.