segunda-feira, 11 de abril de 2011

Pirabeiraba faz seu Stammtisch de aniversário




Música, festa e diversão são os ingredientes da Freundefest. O evento está na quinta edição e faz parte da programação para o aniversário de Pirabeiraba. A ‘Freudenfest’ ou ‘festa dos amigos’, é um resgate da cultura alemã, o tradicional ‘Stammtisch’. Para celebrar o encontro, barracas são colocadas no centro do Distrito, e os grupos participantes podem levar bebida, comida, mostrar seus costumes, além de confraternizar com o público. O evento será realizado no dia 16 de abril, das 10h às 17h, na Rua Olavo Bilac, em Pirabeiraba.


Hoje, a data entrou para o calendário da cidade e a organização espera reunir 5 mil pessoas. As 36 barracas que compõem o cenário da comemoração foram vendidas já na primeira semana de divulgação. Segundo Solange Neumann, responsável pela coordenação do evento, novos espaços serão colocados à venda para atender aos pedidos da comunidade. "Tivemos uma excelente procura neste ano. E, por isso, aumentaremos o local e disponibilizaremos mais barracas. Quem tiver interesse deve procurar a Secretaria Regional de Pirabeiraba".

Durante todo o dia, o público poderá conferir a Fantástica Fábrica de Chope, um carro alegórico motorizado já tradicional nas festas de Santa Catarina. "Ano passado a fábrica esteve presente e foi um sucesso. Eles cantam, dançam e fazem a alegria do pessoal. Além disso, quem passa por lá ainda pode tomar um chopinho distribuído gratuitamente", brinca Solange.

Para lembrar a cultura rural da região a Feira de Artesanato e Produtos Coloniais apresenta a comunidade suas opções de alimentos orgânicos, produtos sustentáveis, e renda para as famílias rurais de Pirabeiraba.

Uma edição especial do Mercado de Pulgas será promovida pela Fundação Cultural de Joinville. Além disso, cinco atrações musicais animarão os passantes durante todo o dia. A primeira banda a subir ao palco é o Conjunto Germânia, seguida pelo coral Babado de Saia que finaliza as apresentações da manhã. Na parte da tarde, Os Ciganos e Projeto 70 animam o evento até às 16h. O encontro fecha com a apresentação da dupla "Álvaro e Magrão", que em 2010 foi contemplada pelo Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultural (Simdec).

Mais informações com Solange Neumann nos telefones 3424.1011 e 8408.1797