segunda-feira, 18 de julho de 2011

2º Seminário de LIBRAS começa nesta segunda, 18/07




CLIQUE NO FOLDER A DIREITA E SAIBA MAIS SOBRE O 2º SEMINÁRIO DE LIBRAS



Acessibilidade. Termo bastante usado nos dias de hoje. E é isso que será tratado no 2º Seminário de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, (ou língua dos surdos)  que o NEC – Núcleo de Educação e Conscientização, estará promovendo entre os dias 18 a 22 de julho, no auditório da Faculdade Anhanguera, na rua Campos Sales, no bairro Costa e Silva, com início programado para às 19h, estendendo-se até às 22h.

Entre muitas propostas, o NEC se dispôs a debater nas palestras: A Cultura Surda; O Português com Segunda Língua; Um Olhar Sobre a Diversidade; Da Luta à Vitória: o que fazer diante de um diagnóstico de surdez, entre outros.

Lueli Rohweder, formada em educação inclusiva e especializada em LIBRAS e uma das organizadoras do evento, diz que o seminário trará um reflexão para a importância do aprendizado na Língua dos Sinais. “É fundamental para o desenvolvimento do raciocínio porque é por meio de sinais que o surdo vai exteriorizar os pensamentos”.

Por lei federal de nº 10.436 regulamentada em maio de 2005, no capítulo II, em seu artigo 8º, as instituições de ensino da educação básica e superior, públicas e privadas, deverão garantir às pessoas surdas acessibilidade à comunicação nos processos seletivos, nas atividades e nos conteúdos curriculares desenvolvidos em todos os níveis, etapas e modalidades de educação. Em seu parágrafo 1º, diz que para garantir a acessibilidade prevista, as instituições de ensino deverão capacitar professores para o ensino e uso da LIBRAS e para o ensino da Língua Portuguesa para surdos.

Também os intérpretes de LIBRAS que promovem a inclusão social em todo o país, tiveram sua lei regulamentada em 02/09/2010, contribuindo para a redução do déficit, principalmente na rede pública de ensino, que não chega a um profissional por cidade.

Só em Joinville, estima-se em 22 mil pessoas com deficiência auditiva e tem somente uma dezena de intérpretes atuando na rede pública.

O investimento por pessoa é de R$ 70,00 podendo se inscrever até 13/07 pelos telefones: 3028-0049, 9626-0781, 9167-0555 e está aberto ao público.

O QUE É LIBRAS
É a sigla de Língua Brasileira de Sinais e que representam as letras do alfabeto. Tem estruturas gramaticais próprias e segue o mesmo processo para aprender outra língua, como por exemplo, o inglês.

O NEC – Núcleo de Educação e Conscientização

O NEC, além do curso de Libras básico, intermediário e avançado, oferece acompanhamento pedagógico, práticas pedagógicas para segunda professora, palestras exclusivas focadas na Língua de Sinais, cursos preparatórios, entre outros, e atende pelo telefone 3028-0049 e tem como diretores Lueli Rohweder e Igor Machado.

Biblioteca terá filmes para deficientes auditivos e visuais


A partir do dia 19 de julho, a Biblioteca Pública de Joinville contará com filmes especiais para deficientes auditivos e visuais. Trinta títulos nacionais estarão disponíveis para empréstimos. No mesmo dia, será feita uma exibição para um grupo de deficientes visuais, que terá a oportunidade de acompanhar um vídeo com áudio-descrição. 

A técnica consiste em uma narrativa que descreve as ações e detalhes dos lugares, vestimentas e outras particularidades de um filme, indispensáveis para a compreensão da história. Entre os filmes estão "Olga", "Mulher Invisível", "Central do Brasil" e "Brava Gente Brasileira". 

A Biblioteca também terá filmes para os deficientes auditivos. Eles trazem legendas que exibe o diálogo dos personagens e detalhes sonoros como o toque de um telefone, buzinas e tiros. Os filmes estarão disponíveis para empréstimo na biblioteca, localizada na rua Anita Garibaldi, 69, antiga Piazza Itália. (an)