segunda-feira, 4 de julho de 2011

Casa Krüger volta a ser ponto de vendas de artesanato rural




No último fim de semana, a Casa Krüger voltou a ser o ponto de vendas do artesanato da mulher rural da região de Pirabeiraba. Em recesso desde o início do ano, a feira passou por uma reformulação e agora voltou a ser o principal local de divulgação do trabalho das participantes do Programa de Desenvolvimento da Mulher Rural, da Fundação 25 de Julho.
Para as envolvidas, um momento de comemoração. Até 2010, os grupos ligados ao programa se revezavam semanalmente no atendimento do ponto de vendas, mas alguns problemas de agenda fizeram o espaço ser fechado no início do ano. Agora, oito mulheres retomaram as atividades. “Hoje qualquer mulher rural interessada pode participar, sem precisar estar ligada a algum grupo. Nós democratizamos o espaço”, explica Isabel Cristina Cavalcanti do Nascimento, coordenadora da feira.
O local ficará aberto todos os fins de semana. Aos sábados, a feira começa as atividades às 14h e segue até 17h. No domingo, o atendimento será das 9h às 17h. O local privilegia a comercialização de produtos de cama, mesa, banho, acessórios e decoração, confeccionados durante a semana pelas mulheres. “É bastante trabalho, porque fazemos em casa durante a semana para vender depois”, explica Isabel. Toda a renda obtida com as vendas fica com a artesã responsável pelo produto.
Antes da reinauguração, as envolvidas foram conhecer outras feiras similares no Estado, além de participarem de cursos de reciclagem, técnicas de venda e marketing. A intenção é dar uma nova cara à feira e tornar a Casa Krüger mais um atrativo para os moradores de Pirabeiraba e turistas que trafegam em direção a Serra Dona Francisca. (ND)

Campanha contra aumento de vereadores tem repercussão nacional


Terceiro polo industrial catarinense e principal município do Vale do Itapocu, Jaraguá do Sul, Norte do Estado, é mais destacado pela produção econômica nas áreas de aromas para a indústria de alimentos, motores elétricos e têxtil. Mas, nos últimos dias, uma campanha mobilizada por entidades empresariais e comunitárias da cidade contra um projeto de aumento do número de legisladores na Câmara Municipal, ultrapassou os limites do município e ganhou repercussão nacional.

Foram instalados dez painéis publicitários contra o aumento proposto no projeto. A campanha é mobilizada por entidades como o Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas), que reúne a Associação Empresarial (Acijs), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação de Micro e Pequenos Empresários (Apevi), além das associações de moradores de alguns bairros da cidade.

Durante os 20 dias que os anúncios ficaram espalhados por diferentes regiões, os moradores eram instigados a refletir sobre o assunto pelas mensagens apresentadas nos outdoors: “Saúde é prioridade, mais vereadores não!”. Outras alertavam: “Faltam: médicos, medicamentos, creches e leitos hospitalares. Não precisamos de mais vereadores!”. Também havia textos comparativos: “Operário, 44 horas semanais. Professor, 40 horas semanais. Vereador, 5 horas. Não precisamos de mais vereadores!”. E: “Salário mínimo: R$ 545. Professor: R$ 609,46. Vereadores: R$ 7,3 mil. Não precisamos de mais vereadores!”

Uma das principais vozes contrárias ao aumento de vereadores é o presidente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), Durval Marcatto Júnior. Ele disse que o movimento repercutiu no País. O empresário comentou que a entidade teve retorno de pessoas de São Paulo, Pará e do Rio Grande do Sul que souberam da mobilização e disseram que vão usar de modelo para campanhas semelhantes. 


“ Os anúncios deram um resultado positivo na mobilização da sociedade. Acho que os vereadores têm a chance histórica de serem contrários a essa propostas de aumento e servirem de exemplo para o País”, ressaltou o empresário.