quarta-feira, 6 de julho de 2011

Sociedade União Mildau promove feijoada neste final de semana



Partidos políticos querem mais vereadores em Joinville

Mais gasto: Legislativo precisa passar por reformas para acomodar novos vereadores



 Apesar de lideranças empresariais e de classe de Joinville (Acij, Ajorpeme, CDL, Acomac e OAB) terem entregado em abril ofício se manifestando contra o aumento do número de cadeiras na Câmara de Joinville, o assunto voltou a ser debatido no Legislativo, só que desta vez em iniciativa que partiu dos partidos.

Na terça-feira, em encontro com a mesa diretora, lideranças de nove legendas pediram a criação das novas vagas. Os diretórios municipais do PT, PP, PR, PSL, PRB, PPS, PSC e PSD, liderados por Carmelina Barjona, que comanda o PP de Joinville, entregaram um ofício solicitando que a proposta que aumenta de 19 para 25 o número de parlamentares seja apresentada e aprovada pelos vereadores. 


Essa é a primeira vez que ospartidos falam sobre o aumento do número de parlamentares. Entre os argumentos usados para defender a criação de mais vagas está o de que não haverá custo extra aos cofres públicos. O grupo diz que o teto do repasse diminuirá de 6% para 4,5%. Mas, como todo ano sobe a receita, o valor deve continuar o mesmo. 

Outro argumento é de que o Legislativo nunca gastou o teto. No ano passado, por exemplo, usou 3,2% do repasse. De qualquer maneira, durante a reunião ficou definido que o apoio e a discussão sobre o número de vagas deve partir dos partidos, não da Câmara de Vereadores. A estratégia procura diminuir o impacto negativo na opinião pública.

Agora, para respaldar o aumento, o grupo que defende mais vereadores deve buscar a adesão de mais siglas, como o PSDB, PDT e o PMDB. As lideranças falam ainda em buscar apoios em associações de moradores. Outra possibilidade estudada é a realização de uma pesquisa de opinião pública na cidade. 

A intenção será reunir argumentos que mostrem a importância de se ter seis novas cadeiras no Legislativo. Os próximos passos dessa mobilização serão dados em reunião entre as legendas que deve ocorrer em 15 dias. (an)