quarta-feira, 27 de abril de 2011

Gincana de Pesca acontece neste final de semana



 
A 1ª Gincana de Pesca da Melhor Idade será realizado neste sábado (30/04), das 8 às 12 horas, na Fundação 25 de Julho, em Pirabeiraba.

Haverá premiação para os três primeiros colocados nas categorias quantidade e peso. A idade mínima é de 55 anos e serão divididos em dois grupos: até 65 anos e 66 em diante.

Também terá premiação para quem pescar o menor e o maoir peixe.
 
Mais informações: 3433.1160 - ramal 29. A inscrição é gratuita.

Piso Nacional: Servidores da educação reivindicam aplicação



O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (regional de Joinville),  promove na quinta-feira (28) um ato e em defesa do serviço público. O evento ocorre na Praça da Bandeira, ao lado do terminal central e terá início às 16h30.

Entre as principais reivindicações está a aplicação imediata do Piso Nacional do Magistério, recentemente julgado constitucional pelo Supremo Tribunal Federal. O ato em Joinville será coordenado pelo Sinsej (Sindicato dos Servidores Públicos de Joinville) que apoia a legislação.

Destaque no serrote e no bolão em Pirabeiraba


Gerhard Wegener foi sócio da Madeireira Álvaro Piske e também desportista premiado


Instalada em Rio Bonito, Pirabeiraba, a Madeireira Álvaro Piske foi a maior geradora de empregos e de impostos naquela região de Joinville nas décadas de 1970 e 1980.  Por conta disso, e por desfrutar de boa saúde financeira, sua desativação anunciada em 1989 pelos cinco sócios do empreendimento, causou surpresa geral. Gerhard Wegener, um dos sócios, conta que a desativação foi motivada pela vontade da maioria dos cotistas de seguir adiante por conta própria. “Não houve desentendimento, nem problemas financeiros, somente um acordo para cada um seguir seu rumo.”

Na época já aposentado, Gerhard optou por encerrar suas atividades empresariais.  “Do espólio me coube uma serraria que vendi logo em seguida, e um galpão, que mantenho alugado até hoje”.  O ex-sócio da madeireira que marcou época em Rio Bonito é dono de uma saúde de ferro e uma memória privilegiada. Seus passatempos preferidos são bem simples: fazer pequenas plantações para abastecer a própria despensa e participar do grupo de idosos Unidos do Rio Bonito, do qual ele é um dos coordenadores juntamente com sua mulher, Maria Aparecida.

Além de empresário bem sucedido, Gerhard foi desportista da modalidade de bolão e membro fundador do Sindicato Rural (classe patronal). Como jogador de bolão, ele se orgulha de ter conquistado o troféu ‘O Jornaleiro’, a distinção esportiva antiga e cobiçada em Santa Catarina.

De bem com a vida, Gerhard, que de 1958 a 1989 foi o administrador-geral da madeireira, gosta de contar aos amigos detalhes sobre a origem e a ascensão do empreendimento. Em 1948, com 15 anos de idade ele virou o primeiro empregado de Álvaro Piske, vizinho que tinha acabado de abrir uma marcenaria de móveis e esquadrias. Depois de nove anos de trabalho, em 1957 teve de deixar o ofício de marceneiro para servir o Exército.

Ao dar baixa no batalhão e retornar ao seu posto de trabalho, Gerhard ficou sabendo que Álvaro Piske estava querendo a transformar a marcenaria em uma sociedade composta por cinco cotistas. ”A proposta acabou virando realidade e eu fui escolhido para ser o administrador geral do empreendimento, que, com o tempo, além móveis e esquadrias, passou a serrar madeira e fabricar carrocerias para caminhões”.

O ex-madeireiro lembra que no começo todos os sócios trabalhavam na linha de produção e de quebra saiam de bicicleta em busca de novos fregueses. “Eu cansei de pedalar até a região central de Joinville para tirar pedidos e fazer cobranças e na volta ainda tinha ânimo para trabalhar dentro da fábrica.”
Dois anos depois de constituída a empresa, as bicicletas deram lugar a vespas (pequenas motocicletas), garantindo maior rapidez na mobilidade da equipe da madeireira, então composta pelos cinco sócios e apenas um empregado contratado.

Com a instalação de uma serraria moderna (mais tarde foram instaladas outras duas) e a compra de um caminhão novo, a evolução da madeireira ficou mais acelerada a partir de 1962, atingindo seu apogeu na metade da década de 1970, quando a empresa tinha mais de 100 empregados, quadro que se manteve inalterado até 1989, quando foi escrito o epílogo da história de uma simples marcenaria que com a criatividade de cinco homens foi transformada na maior indústria madeireira da história da vila de Rio Bonito. (Rogério Souza Jr./ND)

Estrada Anaburgo deve ser liberado em dois dias



A Estrada Anaburgo deve ter o acesso liberado para a BR-101 em alguns dias. Ontem (26/04), técnicos do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) fizeram uma vistoria e constataram que o local pode ser liberado. A Autopista Litoral Sul, concessionária responsável pela rodovia federal, pediu prazo para realizar a sinalização para garantir maior segurança.

 
O asfalto tem aproximadamente 2,5 km, sendo inaugurada no dia 20 de dezembro, a obra começa na Rodovia do Arroz e vai até o Distrito Industrial, na BR-101, com investimentos do governo do estado de R$ 13 milhões.