O fortalecimento do turismo rural de Joinville aliado ao desafio constante de promover a convivência, cada vez mais harmoniosa entre o ser humano e a natureza, tiveram destaque nesta quarta-feira (23/3), durante o lançamento do Programa de Turismo Pedagógico da Fundação Turística, o ‘Viva Ciranda’.Com apoio e a valorização do Ministério do Turismo, a Fundação Turística de Joinville desenvolveu, junto a seis propriedades rurais do município, roteiros que abordam temas ligados à rotina escolar do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
Como o público alvo é o estudante, os convidados para o lançamento do programa foram 120 professores das escolas municipais, estaduais e particulares da cidade. Divididos em três grupos, visitaram as propriedades pertencentes ao Viva Ciranda e experimentaram atividades preparadas para os alunos. "A intenção de trazer os professores neste lançamento foi para que os mestres conheçam o programa e possam apresentá-lo às escolas, além de incentivar as turmas e programar visitas", argumenta Vanessa Falk, gerente de planejamento da Fundação Turística.
Vanessa ainda conta que, previamente, os professores recebem todo o material didático do Programa, para que possam iniciar o tema com os alunos em sala de aula, antes da visita, e encerrá-lo depois. "O Viva Ciranda torna o aprendizado estimulante e favorece a sustentabilidade dos agricultores locais", enfatiza. Ango Kersten, proprietário de uma das áreas rurais do programa enaltece a iniciativa da Fundação que vem desenvolvendo uma série de ações importantes para a valorização do turismo rural. "O apoio da Prefeitura é fundamental pois, além do Viva Ciranda, nosso trabalho foi beneficiado com o Cicloturismo e outros programas que apresentam o modo de vida do produtor rural", agradece.
A presidenta da Fundação Turística, Maria Ivonete Peixer da Silva destaca que, em suas propriedades, o agricultor se transforma em um professor. Ela conta que as crianças se encantam ao conhecer uma realidade que não faz parte da sua rotina. "Acostumados com shoppings e parques fechados, se surpreendem ao colher frutas, verduras e acompanhar ou até mesmo fazer a ordenha de uma vaca”, ressalta. Também lembra que apresentar às crianças o modo de vida no campo é fundamental para a formação de jovens atentos à preservação do meio ambiente e à valorização do turismo. "O campo se torna uma grande sala de aula ao ar livre e as crianças aprendem brincando".
Fernanda Thiesen
Jornalista Fundação Turística de Joinville
Jornalista Fundação Turística de Joinville
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Envie sua sugestão para que possamos divulgar para nossos leitores.