segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Pirabeiraba apresenta horta comunitária


Força de vontade, aprendizado e parcerias passaram a fazer parte do vocabulário das unidades de saúde participantes do concurso para Implantação de Hortas Orgânicas. A sede da regional de saúde Pirabeiraba, que recebeu a comissão julgadora do concurso nesta manhã (31/10), é um desses exemplos. Por meio de parcerias com instituições e voluntários, a equipe transformou um terreno inutilizado com mato alto e entulhos, localizado no Ancianato Bethesda, em uma horta comunitária.

Um dos atrativos da horta foi a caixa de captação de água da chuva, desenvolvida pelo Rotary Pirabeiraba, entidade colaboradora. "Não só economizaremos água para irrigá-la, assim como faremos isso da forma mais natural possível", destacou uma das responsáveis pela horta comunitária, a técnica de enfermagem Eliana Maria Quintino.

Outra novidade foi a questão da acessibilidade pensada pela unidade de saúde. "Temos uma voluntária cadeirante moradora do ancianato e resolvemos desenvolver uma horta suspensa apoiada por um cavalete para ela também cultivar alimentos. Aqui todos podem ajudar", exalta Eliana.


O concurso de Hortas Orgânicas é realizado em parceria com a Fundação 25 de Julho. As três unidades de saúde que realizarem os melhores projetos visitarão o Projeto de Hortas Comunitárias em Foz do Iguaçu (PR), uma referência nacional.


Nesta terça-feira (1º/11) a avaliação acontece na unidade de saúde do Adhemar Garcia. As visitas são sempre realizadas pela manhã.


Hospital Bethesda recebe repasse de R$ 250 mil


A Prefeitura de Joinville autorizou nesta segunda-feira (31/10) o repasse, em parcela única, no valor de R$ 250 mil para o Hospital Bethesda, de Pirabeiraba. A verba, destinada à compra de equipamentos para uma sala de cirurgia da unidade, é referente a economia realizada pela Câmara de Vereadores no primeiro trimestre de 2011. 

Segundo o diretor administrativo do Hospital Bethesda, Hilário Dallmann, com a confirmação do depósito, o próximo passo é iniciar o processo de compra dos equipamentos "Já temos os orçamentos e amanhã já começaremos a compra", afirmou.

A previsão é de que em 30 dias a sala do centro cirúrgico esteja equipada e pronta para entrar em funcionamento. No local, serão realizadas uma média de 150 cirurgias de média complexidade como vesícula, hérnia, varizes e procedimentos eletivos nas áreas de ginecologia, ortopedia e oftalmologia.